Qual a diferença entre fazer um logo ou uma id visual?
- Aflora Design
- 6 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2019
Vamos definir o que seria um "logo" e o que é uma identidade visual. Depois a gente explica por que escolher um ou outro, okay?!

O que é "logo"?
Em grego, “logos” significa conceito, significado. Cult, né?! =P
No design gráfico, não usamos a palavra "logo", mas sim "logotipo", que é a representação escrita da marca.
No dia-a-dia, usamos o termo "logo" no design quando nos referimos ao logotipo (representação escrita da marca - como na imagem acima onde é escrito "Iliana Rocío" com uma tipografia específica) ou ao símbolo da marca (desenho, ícone, iniciais... Na imagem acima é a fechadura).
O que é identidade visual?
Agora sim! A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que define visualmente a personalidade de uma marca, empresa, organização, produto ou serviço.
Esse conjunto de elementos gráficos inclui, necessariamente, uma assinatura visual (logotipo, paleta de cores, decodificador e por vezes um símbolo). Também pode incluir elementos como:
Tipografias: escolha de fontes para serem utilizadas em textos, títulos e destaques nas comunicações visuais da marca, inclusive contratos e documentos internos;
Texturas: na imagem acima podemos ver a textura aquarela bem colorida que foi selecionada para compor a identidade;
Ilustrações: na imagem acima podemos ver a ilustração da chave e das linhas e pontos de luz colocados em sobreposição à textura aquarelada;
Padrão de fotografias: escolha de fotografias especiais para compôr a identidade;
Padrão de ícones: escolha ou criação da família ícones que podem ser usados nos posts e no site, por exemplo;
Padronagens gráficas: padrões visuais desenvolvidos para expressar, unificar e harmonizar a identidade;
Manual de utilização da identidade visual: determina os padrões a serem respeitados nos diversos usos da marca;
Então o chamado "logo" (seja ele o logotipo ou o símbolo) faz parte da identidade visual que, por sua vez, trabalha a marca de forma mais abrangente e variada.
No exemplo que demos da Iliana Rocío temos uma assinatura visual que é composta pelo logotipo (o nome Iliana Rocío escrito de forma específica), o símbolo (a fechadura) e o decodificador (constelações sistêmicas). Temos também uma paleta de cores principal e outra secundária, as tipografias escolhidas aparecem no papel timbrado, a textura colorida marcante, a ilustração da chave e das linhas com as luzes (remetendo à uma árvore genealógica) sobrepondo a textura e as padronagens gráficas.
*Se, na imagem acima, a cliente tivesse feito apenas um "logo", ela teria apenas o logotipo (o nome Iliana Rocío), o símbolo (a fechadura) e o decodificador (constelações sistêmicas), sem mais nenhum elemento.
"Como saber se eu preciso apenas de um logo ou de uma identidade visual?"
Acreditamos que:
- Se tu responderes SIM a estas perguntas, tu precisas de uma identidade visual.
- Se tu responderes NÃO, tu poderia se beneficiar apenas com a criação de um "logo" =)
Tu tens uma personalidade marcante, ama o que tu fazes e sentes vontade de colocar isso para fora visualmente da maneira mais linda e significativa possível?
Tu não tens o desejo nem a necessidade de aplicar a tua marca em um site?
Quando tu vais a algum lugar, entras em alguma rede social ou site e vês que toda comunicação visual é coerente, relevante e expressa claramente um posicionamento: tu sentes que aquela marca é diferenciada ou que o produto/serviço deles deve ter qualidade e ser profissional?
Fazer posts com uma marca d'água contendo somente o teu nome e símbolo iguais em todas as postagens nas redes sociais seria pouco para o que tu precisas?
Tu pretendes fazer mais de um item de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, bloco de notas/receituário, tags, envelope, agenda, marca páginas etc)?
Ficou com alguma dúvida? Entra em contato conosco ;)
afloradesign.com/contato
Comments